Breve Descrição da Terapia Focada nas Emoções
A Terapia Focada nas Emoções é uma modalidade de psicoterapia breve (habitualmente os processos terapêuticos duram 16 a 20 sessões semanais), cujo objetivo é transformar as experiências emocionais centrais que estão implicadas em diversas situações clínicas. Desenvolvida nas últimas décadas do século XX, a Terapia Focada nas Emoções integra influências de várias modalidades dentro das terapias humanistas e experienciais (como a Terapia Centrada no Cliente e a Terapia Gestalt) e tem sido investigada e ampliada através de inúmeros estudos intensivos sobre o processo de mudança. Atualmente, e perante a acumulação sucessiva de evidências empíricas da sua eficácia decorrentes de vários ensaios clínicos prévios, a Terapia Focada nas Emoções tem reunido um crescente reconhecimento internacional e a recomendação de várias entidades de referência (como a Associação de Psicólogos Americana – American Psychological Association) como modalidade de tratamento de dificuldades como a depressão, trauma complexo, conflitualidade conjugal moderada e problemáticas de ansiedade.
A Terapia Focada nas Emoções promove a mudança ao nível da experiência emocional, desenvolvendo uma melhor compreensão, aceitação e transformação das emoções mais centrais na nossa vida.
O foco principal da Terapia Focada nas Emoções é promover a mudança emocional, partindo da conceção de que a maior parte das problemáticas clínicas (como depressão, ansiedade, entre outras) derivam de dificuldades no processamento de emoções específicas que impedem a nossa adaptação aos desafios quotidianos. Esta transformação emocional, promovida ao longo de processos terapêuticos tipicamente breves, mobiliza o potencial positivo das emoções e acarreta outras mudanças em comportamentos, pensamentos e organização pessoal que permitem a resolução dos problemas com que diariamente somos confrontados.
A Terapia Focada nas Emoções tem sido desenvolvida ao longo de décadas de investigação intensiva e é uma terapia baseada em evidências empíricas.
A Terapia Focada nas Emoções foi criada no Canadá nos anos 80/90 por Leslie S. Greenberg, Laura Rice, Robert Elliott e Jeanne Watson, como um modelo integrativo de vários princípios de mudança e intervenção decorrentes das terapias humanistas, experienciais e sistémicas, tendo sido aplicada inicialmente a situações de depressão. Designada inicialmente por Terapia Process-Experiencial (Process-Experiential Psychotherapy) nos anos 80 e 90, viu alterada a sua designação para Terapia Focada nas Emoções nas publicações posteriores aos anos 2000, assumindo-se explicitamente o seu foco nas perturbações e dificuldades emocionais, com vista à sua transformação. Durante estas décadas, conduziram-se diversos ensaios clínicos e diversos estudos intensivos do processo terapêutico desta modalidade. Ao longo destes ensaios clínicos, a Terapia Focada nas Emoções tem demonstrado a sua eficácia no tratamento da depressão, trauma complexo, conflitualidade conjugal moderada e diferentes perturbações de ansiedade. Perante as evidências da eficácia da Terapia Focada nas Emoções decorrentes de vários ensaios clínicos aleatorizados, esta modalidade tem reunido um amplo reconhecimento internacional pela comunidade científica e a recomendação de entidades como a Associação Americana de Psicólogos (American Psychological Association – APA). Paralelamente, esta modalidade tem vivido um período de franca expansão internacional, com a realização de várias iniciativas de formação nos cinco continentes e a emergência de institutos vocacionados para a difusão e treino da Terapia Focada nas Emoções, reconhecidos pela isEFT (International Society for Emotion Focused Therapy), entidade internacional que reconhece a Sociedade Portuguesa de Terapia Focada nas Emoções na sua missão de difusão e promoção do treino de psicoterapeutas nesta modalidade em Portugal.